Jovens Valentes que a cada dia renunciam o pecado e os prazeres terrenos. Vivendo aquilo que o Senhor nós tem preparado. Estamos em constante guerra contra este mundo e, o Senhor precisa de Valentes para guerrear com Ele. Nós fomos escolhidos! "Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza." 1 Timóteo 4:12 ( Jovens Assembleianos )

quinta-feira, 5 de março de 2015

O Músico na Casa do Senhor.


Recentemente lendo algumas passagens bíblicas a cerca dos Levitas, refletindo sobre nossas experiências e nosso papel enquanto músico na Casa do Senhor vemos o quão privilegiados somos em poder exercer esse ofício na nossa Igreja.
Os Levitas, provenientes da tribo de Levi, um dos 12 filhos de Jacó, inicialmente nos tempos de Moisés não eram incumbidos de desempenhar funções relacionadas ao nosso conceito atual de louvor musical. Eram ajudantes dos Sacerdotes e cuidavam dos serviços no Tabernáculo, pois dentro da Lei de Moisés não havia sido designado um espaço musical no momento que se prestava culto a Deus, a atividade musical foi inserida por Davi e ele atribuiu aos Levitas a responsabilidade por essa parte da celebração. E dentre todas as funções desempenhadas por eles, nos deteremos a abordar o que se refere às competências designadas por Davi. Com isso não queremos cair no recorrente erro de traçar comparativos entre nós, músicos na Igreja da atualidade, com os que serviam nos tempos de Moisés e Davi, pois o ministério de um Levita dentro daquele contexto era muito mais amplo.
            Quando lemos o livro de Números capítulo 3:12-13, vemos Deus falando à Moisés sobre a separação e purificação dos primogênitos dentre todos os filhos de Israel para servi-lo como Levitas, no capítulo 8 a partir do 5º versículo vemos mais detalhadamente a descrição da consagração dos Levitas aos serviços da congregação. Todo o cuidado que Deus teve em separar e purificar aqueles homens nos revela a valiosidade do seu trabalho, os deveres dos Levitas estavam em paralelo com a função dos Sacerdotes em reconhecimento e prestígio, e eram eles tão especiais aos olhos do Senhor, por exemplo, que nenhum outro poderia carregar na Arca da Aliança. (I Cr 15:2) Eles eram exclusivamente separados para essas atividades, (I Cr. 9:33) e não exerciam mais nenhuma, apenas dedicavam sua vida ao preparo das celebrações e ao estudo dos cânticos e músicas, sem dúvida a necessidade de talento era essencial para ser um Levita, função que não era delegada a qualquer um que se dispusesse a realiza-la, ficando a cargo somente dos escolhidos. (Nm. 18:6)
            Esses homens que a Bíblia nos apresenta, devem ser tomados de exemplo para nossa vida como músicos na Casa do Senhor, pois desenvolver essa função não é algo fácil em ambiente algum, quanto mais na congregação. Quando nos dispomos a servir nesse ministério levantam-se inúmeras dificuldades, que tem por fim testar o nosso empenho. Por diversas vezes somos assediados pelo “mundo” com propostas oferecidas em troca de nossos serviços, mas o que dinheiro nenhum pode comprar é o prazer que sentimos ao poder tocar junto com nossos irmãos, e ver a congregação se alegrar com a presença do Senhor. Diversas vezes falta de nós mesmos zelo e maior dedicação com as atividades da Obra, mas lembremos de que somos privilegiados assim como os Levitas, pois a função de exercitar os louvores ainda hoje não é cedida a todos e é cobrada excelência no que fazemos.
O nosso serviço também não pode ser realizado de qualquer modo, assim como eles, prestar louvores a Deus também requer de nós santidade (I Cr 15:14). É preciso visão divina para encarar que o nosso trabalho não se limita a execução de notas musicais, a nossa música divinamente inspirada pode fazer assim como quando Davi tocava sua Harpa para Saul, e o espirito mau da parte de Deus que dele se apoderava saía, e com isso ele se sentia melhor (I Sm. 16:23). Assim também o nosso Louvor evangelizará, libertará vidas e levará a palavra de Deus aos corações. Portanto, o que estamos fazendo com os nossos talentos? Os recursos que o Senhor nos deu devem ser investidos na sua obra, e que não venhamos a cair no erro de desperdiça-los com as coisas do “mundo”, pois fomos por ele capacitados. E se estamos capacitados, façamos uso de nossa visão espiritual, vejamos e façamos essa obra, pois ele tem nos escolhido, e desde muito antes nos tem dito, “Ide”. (Mc. 16: 15)
Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Os Valentes | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes